Alcoolismo: como parar de beber?

Parar de beber. Não importa o quão tarde um indivíduo procura sobre como parar de beber ou uso indevido de álcool e transforma suas vidas. Caso você tenha decidido parar de beber sozinho ou esteja tentando obter ajuda para um ente querido, existem inúmeras opções para começar a viagem à recuperação. Nenhum tratamento serve para todos – significa que não há uma solução para todos os indivíduos, mas o tratamento varia para cada pessoa individualmente.

Há pessoas que conseguem parar de beber sozinhas, mas a maioria não tem sorte em deixar a bebida sem ajuda e como o consumo de álcool altera a estrutura do cérebro e leva a hábitos de consumo compulsivos.

Mas é importante lembrar que as pessoas que não conseguem parar de beber sem receber a ajuda de ninguém não são fracassos ou não têm força de vontade. É só que eles precisam de cuidados de especialistas que podem levá-los a um caminho de recuperação, oferecendo a eles a ajuda que atinja restrições físicas e psicológicas.

Por exemplo, pode ser necessário um terapeuta experiente para incluir um bom tratamento e aconselhamento como parte de seu programa de recuperação. Isso também pode envolver a desintoxicação como um passo inicial na recuperação. Todos esses programas de tratamento são adaptados, dependendo da necessidade e do nível de uso indevido do indivíduo. Além disso, pode levar mais de uma tentativa para efetivamente parar de beber.

Abandonar o álcool faz maravilhas para mente e corpo: veja como

Alguns anos atrás, as pessoas iriam se recusar se você dissesse que estava deixando o álcool por um mês “apenas porque sim”. Mas uma chamada nas mídias sociais para perguntar se alguém havia experimentado a mudança de estilo de vida, a resposta foi esmagadora. Parece que todas as pessoas tem uma história sobre as loucas mudanças físicas e emocionais que acontecem quando você decide ficar largar a bebida – e elas estão morrendo de vontade de contar para quem quiser ouvir.

Suas histórias brilhantes de melhor sono e mais energia não são um exagero. Ao reduzir o álcool, você se sentirá mais estável mental e emocionalmente, experimentará menos desejos de açúcar, dormirá melhor, perderá alguns quilos e estará livre de doenças. Por que você ainda não experimentou?

Se a bebida social estiver enraizada no seu estilo de vida há anos, não se preocupe e saiba que não é tarde para reverter os efeitos negativos à saúde. O dano certamente não está feito. O corpo é um biocomputador extremamente inteligente e tem uma maneira incrível de se curar por conta própria quando recebe uma oportunidade justa.

Veja o que realmente acontece com seu corpo quando você decide parar de beber álcool por um mês.

Primeiro dia: seu corpo começa a desintoxicar

Seu corpo trabalha com rapidez e eficiência para limpar seu sistema de álcool assim que você coloca a garrafa no chão. Depois que a ressaca terminar, seu corpo começará a retirar o álcool do sistema e trabalhará para restaurar os níveis de açúcar no sangue ao estado normal e isso é só no primeiro dia após parar de beber

Para acelerar o processo de desintoxicação, especialistas recomendam alterar sua dieta. Ajude o processo bebendo bastante água e comendo levemente. Adote legumes e verduras ricas em proteínas em vez de carne, o que pode fazer você se sentir pesado e exigir que seu sistema digestivo use mais energia que deve ser usada para a recuperação.

Primeira semana: você terá mais energia

A primeira mudança que você notará é uma melhoria na qualidade do sono e um aumento nos níveis de energia. As pessoas gostam de tomar uma bebida antes de dormir e usá-la como auxílio para se manter desacordados. Sim, o álcool ajuda a adormecer, mas estudos mostraram que reduz o sono REM. 

Este é o estágio do sono que mais importa; onde nossos corpos se restauram. O álcool interrompe uma boa noite de sono, deixando-nos sonolentos, preguiçosos e sem foco no dia seguinte.

Se você deseja o ritual de beber vinho à noite, tente substituí-lo por uma bebida mais saudável como um suco natural ou chá de ervas.

Segunda semana: adeus desejos por açúcar

Beber álcool em quantidades excessivas pode afetar bastante os níveis de açúcar no sangue, causando sintomas como desejos intensos de carboidratos refinados (pão, cereais, bolos, biscoitos e açúcar), além disso, parar de beber também diminui a fadiga e dores de cabeça.

Comer alimentos processados ​​e beber álcool também andam de mãos dadas com um estilo de vida sedentário. Isso basicamente nos faz querer fazer nada, exceto ficar na cama assistindo filmes. Ao remover o álcool, você sentirá um aumento de foco, pronto para ir à academia, e terá um desejo mais forte de fazer escolhas alimentares mais saudáveis. Dê duas semanas ao seu corpo! 

Terceira semana: você vai perder peso

Sim, é verdade que pode pode perder peso enquanto você faz uma limpeza de álcool por, no mínimo, um mês. É realmente um acéfalo. Simplesmente eliminando o álcool da sua dieta e não fazendo outras alterações, seu corpo começará a perder peso com o tempo, devido à falta de excesso de calorias do álcool.

Acelere os resultados seguindo sua dieta e regime de exercícios. Dê a seu corpo esse super impulso e veja do que estou falando: sem álcool por três semanas, 45 a 60 minutos de atividade cardiovascular de quatro a seis dias por semana e alimentação limpa com muitas frutas e vegetais orgânicos , grãos integrais e um copo pequeno de água a cada hora. Comprometa-se e veja a diferença! 

Um mês: você se sentirá equilibrado emocionalmente

Se você optar por permanecer sem álcool depois de atingir a marca de um mês, você se sentirá mais consciente de si mesmo e controlará suas emoções. Ao deixar o álcool por apenas um mês, você se sentirá mais estável mental e emocionalmente. Se tratarmos nosso corpo com amor e bondade, nos sentiremos mais felizes, energizados, positivos, motivados e bonitos.

Coisas que você pode fazer por si mesmo

  • Pratique o desapego. Descubra como você pode fazer isso sem se sentir culpado e sem ser punitivo.
  • Viver com um alcoólatra é cansativo. Você também precisa de tempo para se recuperar. 
  • Pratique o auto cuidado. Descubra quais são suas necessidades além das necessidades do alcoólatra e como cuidar de si mesmo quando a outra pessoa não se cuida. 
  • Evite se culpar. Você não pode controlar as decisões de outra pessoa e não pode forçá-la a mudar. 
  • Não trabalhe mais do que a pessoa que você está tentando ajudar. A melhor abordagem é não fazer coisas para o alcoólatra, mas sim se tornar um exemplo de equilíbrio e auto cuidado. 
  • Ser zelador não é bom para você ou para eles. Entenda que há muito que você pode fazer. 
  • Peça por ajuda. Converse com um profissional e visite um grupo de apoio.

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